quinta-feira, 11 de julho de 2013

quintas-feiras


Em Outubro de 2012 o padre da minha freguesia propôs na missa que se criassem grupos de oração para que se pudesse fazer a adoração ao Santíssimo Sacramento durante 24h, ou seja, cada grupo, às quintas-feiras, ficava durante 1h a rezar (a adorar o Santíssimo) durante 1 ano. Vinha esta sua ideia no seguimento de estarmos no Ano da Fé (de 11 de Outubro de 2012 a 11 de Outubro de 2013). Na altura senti vontade de o fazer. Cativava-me a ideia de poder estar 1 hora, em silêncio, em paz e no sossego de uma igreja (onde vou muitas vezes recolher-me, nem sempre para rezar mas também quando procuro respostas)... na altura alguém que muito adorava passava por um momento de saúde muito delicado e isso deu-me o incentivo que faltava para abraçar esta ideia e ir também pedir por ela. Hoje é quinta-feira e, como já vem sendo hábito desde o dia 11 de Outubro, lá vou eu ter com o meu grupo de oração para que das 23h às 24h se cumpra mais 1h de paz, de entrega e adoração. Não é só rezar... é saber estar ali, pensando em quem precisa, poder pedir a Quem pode que olhe por todos nós, mas também é estar 1h a sós comigo, com a minha alma, fazendo um balanço de cada dia da minha semana, analisando atitudes e gestos, averiguando onde falhei e como posso mudar... estar a sós connosco (durante 1h sem nos distrairmos com nada) pode ser gratificante ... pode ser um tipo de meditação ... pode mudar-nos ... e muito.


4 comentários:

  1. Uma hora de meditaçao parece-me muito bem :-)

    ResponderEliminar
  2. Que bom, é o que falta a muita gente, sair da sua zona de conforto e fazer algo (nem que seja a um nível que só nos toque a nós) pelo todo. Faz de nós seres mais humildes e mais atentos. E fazer uma balanço, nem que seja só o nosso, ajuda a consciência geral, é nisso que acredito.
    Parabéns

    ResponderEliminar