sábado, 3 de agosto de 2013


Hoje decidi alterar alguns hábitos alimentares e abdicar de alguns alimentos que sinto que não me estão a fazer bem nenhum. Decidi optar por uma alimentação com menos gluten. Substituí as nossas massas de sêmola de trigo pelas de massas sem gluten (daqui) e que são feitas à base de farinha de milho e arroz. Não sou totalmente intolerante ao gluten mas vou deixar de lado o pão de trigo e optar pelo pão de centeio e pelas farinhas de cevada e aveia que são mais toleráveis (embora também tenham gluten). Vou abdicar do leite, dos iogurtes e do queijo durante uns tempos (vou fazer os iogurtes com leite de soja ou leite sem lactose) pois ultimamente não me tenho sentido nada bem com o leite nem com os seus derivados. Vou fazer esta experiência durante este mês e ver como o meu corpo reage. Não vai ser nada fácil pôr este processo todo em prática pois não é fácil mudar um regime alimentar, de um dia para o outro, e abdicar de coisas que, apesar de me fazerem mal, me sabiam tão bem. 

Ao jantar experimentei massa sem gluten, fusilli, e o resultado foi muito bom. Não tem um gosto diferente nem estranho (ainda me hei-de habituar ao leite de soja!) e cozinha-se tão facilmente como a tradicional. Aprovada. Vamos ver como correm os próximos dias... esta mudança vai exigir de mim uma maior planificação das refeições e uma atenção constante ao que posso ou não comer. Espero que no fim deste mês se possam ver e sentir os resultados desta minha mudança.



1 comentário: