terça-feira, 17 de setembro de 2013

Porque devem os pais pôr os filhos a chorar?





Nas últimas semanas, o psicólogo clínico fez um périplo por vários países europeus, tendo sido ouvido no Parlamento Europeu, em Bruxelas, sobre “qualidade na infância”.


6 comentários:

  1. Não concordo que se faça tudo para evitar que chorem, mas compete-nos fazer tudo para que sejam felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu concordo em parte ... ou seja, eu quero e desejo muito que os meus filhos sejam felizes mas não nos compete fazer tudo para que sejam felizes... compete-nos estar com eles, acompanhá-los, sermos atentos, brincar, amar, sermos presentes e criar laços e pontes para que nunca se sintam desamparados ... para que se sintam amados... mas também deixá-los viver e crescer e às vezes é preciso estar triste e sentir a dor de uma perda para também se crescer e ganhar defesas e a resiliência necessária para enfrentar o futuro... devemos garantir o seu bem - estar fisico e emocional mas jamais viver por eles. se não souberem o que dói perder um amigo como vão superar ou entender a dor que é perder alguém? é preciso enfrentar medos, desilusões e disso e com isso se cresce e se ganham defesas e estruturas emocionais ... não sei se me expliquei bem :/

      Eliminar
  2. Como disseste é preciso ganhar defesas... se os protegermos de tudo que seres humanos serão? Uns mimados que não se sabem defender dos obstáculos da vida.

    ResponderEliminar
  3. acho que tens razão, mas fico com o coração partido quando vejo o meu filhote infeliz e a chorar( não estou a falar de birras).
    Muitas vezes penso se efectivamente estarei a fazer um bom trabalho, também procuro aprender com o que observo, com as experiencias dos outros, crescer todos os dias para ajudá-lo tambem a ser maior.

    ResponderEliminar
  4. Eu até concordo…O choro é provocado por algo emocional ou físico.
    Embora ache que tudo devemos fazer para que cresçam felizes, também acho que para serem Homens bem estruturados emocionalmente, têm que aprender desde cedo a lidar e superar algumas das emoções que provocam o choro!
    Por isso, acho que se choram por perda, frustração, desilusão, etc, pode nesta fase que são crianças custar-nos, mas temos que lhes ensinar, que essas emoções fazem parte da vida, que eles vão passar por muitas, e que têm que estar preparados para lidar com elas.
    Estas emoções e o choro que elas provocam, fazer parte da aprendizagem de uma criança.
    Eu acho!!!

    ResponderEliminar