quarta-feira, 30 de outubro de 2013

a gulodice da noite ...





50g de manteiga 
1 chávena de iogurte grego natural (usei duas embalagens pequenas da marca Continente)
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
1 chávena de farinha sem fermento
½ chávena de flocos de aveia
1 colher de chá de fermento em pó
2 barras (50g) de chocolate culinário, partido em pedaços pequenos

Derreta a manteiga na frigideira grande anti-aderente em que vai fazer cozinhar as panquecas. Retire do lume e deixe arrafecer ligeiramente.
Numa tigela pequena misture bem o iogurte e o ovo. Junte a baunilha.
Numa tigela grande misture a farinha, aveia e fermento em pó. Faça um buraco no centro e deite lá dentro a mistura de iogurte e a manteiga derretida. Misture. Junte o chocolate em pedaços. Se achar que a massa está muito espessa adicione leite suficiente para obter a consistência necessária (eu adicionei 2 colheres de sopa – a massa tem de ficar espessa não liquida).
Limpe a frigideira aonde derreteu a manteiga com papel absorvente de cozinha, reserve o papel para ir untando cada vez que fizer panquecas.
Aqueça a frigideira em lume médio. Quando estiver quente junte 2 colheres de sobremesa por panqueca (eu fiz duas de cada vez). Deixe cozinhar por 2 minutos ou até começarem a dourar, vire e cozinhe por mais 2 minutos. (se achar que elas estão a ficar escuras demais e ainda cruas por dentro baixe o lume). Repita o processo para a restante massa. Sirva quente acompanhado de iogurte grego e fruta da época se desejar ou simplesmente regado com xarope de Acer (maple syrup).







1 comentário: