quinta-feira, 28 de novembro de 2013

"V" de vitória



“No Outono, quando se vêem bandos de gansos a voar para Sul e que formam um grande “V” no céu,sabe-se que quando cada um bate as asas move o ar para cima ajudando a sustentar a ave imediatamente atrás. A resistência do ar diminui para cada ganso à medida que este fica mais longe do cume. Em geral, o bando beneficia de pelo menos 71% a mais de força de voo do que uma ave a voar sozinha. 

Sempre que um ganso sai do bando sente subitamente o esforço e a resistência necessários para continuar a voar sozinho. Rapidamente entra novamente na formação. Quando o ganso líder se cansa, muda de posição dentro da formação e outro ganso líder assume a liderança. 

Assim todos se ajudam de forma a garantir a sustentabilidade até ao seu destino final. Todos têm o seu papel definido, ficando para os gansos de trás o trabalho de gritar encorajando os da frente para que mantenham a velocidade. Quando um ganso fica doente, é ferido ou está cansado... e tem de sair da formação... Outros saem da formação e acompanham-no para ajudá-lo e protegê-lo. Permanecem com ele até que morra ou seja capaz de voar novamente; então alcançam o seu grupo, ou integram-se noutro. 

O voo dos gansos rumo ao Sul no Outono é um grande exemplo de trabalho em equipa onde todos têm o mesmo objectivo, meta e compromisso com sucesso." 

E é isto que quero incutir a todos os que são meus alunos: a trabalhar em equipa, todos com o mesmo objectivo, metas e compromissos com sucesso.




4 comentários:

  1. Todos se ajudam e todos se tratam por igual.
    Se funcionássemos assim mais vezes, teríamos um mundinho bem melhor!

    ResponderEliminar
  2. Com ajuda, tudo se torna mais fácil! Por isso é que a união é importante :)

    The gLiTtEr Side

    ResponderEliminar
  3. Engraçado, ouvi esse lema motivador numa equipa que integrei, a coordenadora do projecto projectou um slide show com esse lema. Gostei imenso, temos que ser uma equipa :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei o teu texto, e sem dúvida que fala do trabalho em equipa.

    ResponderEliminar