quarta-feira, 26 de março de 2014

Bom Dia!




Matrix é um filme fantástico e uma das imagens mais emblemáticas do filme é quando o Morpheus pergunta ao Neo se ele quer tomar o comprimido vermelho ou o comprimido azul... claro que a cor dos comprimidos é apenas uma metáfora para um significado mais profundo: o comprimido azul, simboliza tudo aquilo que nos é ditado, que aceitamos e assumimos como não tendo escolha. O comprimido azul é quando nos sentimos confortáveis com o que temos, quando aceitamos o hábito, quando preferimos a rotina, ficar sempre no mesmo sítio, saber sempre as mesmas coisas ... Já o comprimido vermelho simboliza a vida e a realidade que queremos experimentar, simboliza tudo o que pomos em causa, tudo o que arriscamos e ousamos questionar. Com o comprimido vermelho arriscamos sair fora da nossa zona de conforto, utilizamos o pensamento crítico, fazemos as nossas próprias escolhas e as nossas opções, damos um sentido maior à nossa existência, não nos limitando a sobreviver mas procurando e tentando entender o sentido maior da vida.

Com o comprimido azul é mais fácil viver (“Ignorance is a bliss”);

Mas quando arriscamos tomar o comprimido vermelho entramos numa viagem sem fim. Nem sempre é uma viagem fácil... muitas vezes queremos parar e voltar atrás, mas depressa descobrimos que, uma vez iniciado o caminho de ida, não há volta a dar... depressa entendemos que a responsabilidade daquilo que nos acontece é nossa e que nós é que fazemos as opções para a vida que temos actualmente e para a vida que queremos ter no futuro. Nós é que fazemos as nossas próprias escolhas dando assim, um sentido novo à nossa existência. Por isso não vale a pena culpar o destino, a sorte ou a vida daquilo que nos acontece ou daquilo que não temos... todos temos 2 comprimidos à escolha e a decisão da cor que escolhemos, do caminho que seguimos, é sempre nossa!



2 comentários:

  1. Sou uma fã do Matrix, e sim essa é uma das cenas mais emblemáticas. Para uns é filme de ficção científica, mas para nós é muito mais.

    ResponderEliminar