segunda-feira, 12 de maio de 2014


Escutar deveria servir-nos, sobretudo, para aprendermos a parte do todo que ainda ignoramos, para constatarmos que não temos (ninguém tem) o monopólio da verdade e para nos centrarmos na necessidade de nos completarmos com a verdade dos outros. 
Isto implica, naturalmente, uma importante dose de modéstia pois aquele que não quer descer do seu pedestal de quem "tudo sabe" ou aquele que, sem escutar, despreza os outros porque supõe que ninguém tem nada a ensinar-lhe, não conseguirá aprender seja o que for e acreditem, não há maior condenação do que a de ficar limitado a saber aquilo de que já se tem conhecimento!!


Aprender é aceitar as verdades de cada um e respeitá-las acima de tudo; é compreender que há um mundo de coisas que desconhecemos e perceber que errar faz parte do caminho; é ter uma atitude de abertura à vida para estarmos dispostos a aprender com ela e com os que nos rodeiam... aprender é sempre um acto de humildade e, cada vez mais sinto que estou nesta vida para aprender... e ainda tenho tanto a aprender!!


1 comentário: