terça-feira, 27 de maio de 2014


Nos últimos dias sente-se uma crescente ansiedade nos alunos. Principalmente no alunos de 11º ano que acompanho. 
Qual a razão de tanta ansiedade?? Simples. Estamos na reta final do ano letivo, há testes para realizar, trabalhos para apresentar, exames nacionais a chegar e, ao mesmo tempo, ainda têm de pensar nas disciplinas que irão escolher para o 12º ano. É mesmo muita coisa para gerir não é?

O que fazer então para tornar esta época mais fácil? Organizar e planificar os dias. Elaborar um horário de estudo. Não se estuda de véspera (isso já toda agente sabe) mas sim, de forma consistente e constante. Gerir o tempo de estudo em função das disciplinas, da data e do seu grau de dificuldade: quanto mais difícil e importante for o exame mais tempo lhe deves dedicar. ). Planificar e gerir o nosso tempo com eficácia faz com que tenhamos tempo para fazer tudo aquilo que queremos e gostamos. 

Há um tempo para tudo. Em tempos de aulas, testes e exames tens que definir o que é fundamental e importante para ti... depois? Depois também haverá fins-de-semana sem testes à vista, haverá férias e tempos livres de obrigações e aí sim, aí só precisas de te preocupar com as idas à praia, com as saídas com os amigos e tens todo o tempo do mundo para ti. 

O tempo é o que fazemos dele (já dizia uma antiga professora minha da faculdade... e ela tinha muita razão). 

FOCA-TE no essencial e bom trabalho






3 comentários:

  1. Por mais planos que se façam, surge sempre algo para limpar, uma fome extra e temos que ir cozinhar... Ihih
    Muah*

    ResponderEliminar
  2. Inspiradora =)...quem quer bons resultados precisa de trabalhar mas também de aproveitar o tempo e ter confiança que as coisas vão correr bem

    ResponderEliminar