domingo, 1 de junho de 2014



Já tive a minha fase de descrédito nas pessoas ... já me isolei, desiludi, já me desapontei com "amigos" e alturas houve em que senti que não valia a pena nem podia confiar em ninguém ... o que mudou? Eu! Com o tempo encontrei o meu equilíbrio e aprendi a ver as pessoas e a própria vida para lá das minhas ilusões e das minhas expectativas; com o tempo aprendi que não podemos exigir aos outros aquilo que não sabem nem podem dar ... com o tempo tornei-me razoável e desmistifiquei a ideia de que temos o direito de exigir aos outros a mesma sinceridade, lealdade, amizade e verdade com que nós os tratamos ... na verdade não temos. Porque o que eu dou de mim aos outros é da minha responsabilidade - ninguém me pediu nada - como tal não devo exigir nada dos outros também. A amizade não é uma moeda de troca em que eu dou à espera de receber... pelo contrário, há que aprender a dar sem esperar nada em troca! A dar pelo prazer de dar, com generosidade, de forma altruísta, a dar pela alegria que sinto mesmo em dar!! Com o tempo aprendes a não esperar nada; a despojar-te de expetativas, a não criar ilusões, a saber combinar a admiração que tens pelas qualidades do teu próximo com a total tolerância que tens que ter pelas suas características menos positivas. 
Com o tempo aprendes a deixar ir o que te consome, a deixar fluir cada dia e cada momento, a viver no presente e a confiar (sem o peso das expetativas) naquilo que há-de vir...






5 comentários:

  1. Escreveste tão bem, e eu revejo-me em cada palavra. Resto de bom domingo :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro. Adoro. Adoro. ;)
    Vou-te levar comigo, a ti e às tuas palavras! Porque estão em perfeita sintonia com aquilo que eu penso... ipsis verbis.

    ResponderEliminar
  3. O texto tocou-me, porque me consegui rever em algumas situações. Gostaria de estar suficientemente madura para agir na prática assim,por mais que saiba que partilho perfeitamente esta filosofia, na prática não consigo ser (ainda) assim. Já levei com algumas desilusões no que respeita a amizades e isso deixou marcas.

    ResponderEliminar
  4. li este teu post no blogue e'ventar e adorei porque diz muito de mim atualmente. vou fazer referência a ele no meu blogue tb, espero que não te importes!
    e parabéns pleo teu blogue, simplesmente adoro! fiquei fã!
    :)

    ResponderEliminar