quinta-feira, 5 de junho de 2014

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”, é uma frase célebre de Lewis Carolr, em Alice no País das Maravilhas.

De facto, quem não sabe para onde vai ou quem não sabe o caminho que quer seguir no futuro dificilmente arranjará motivação e empenho para enfrentar as horas e os dias de estudo que se avizinham nos próximos tempos. Assim, é muito importante que definas os teus objetivos, as tuas metas, os teus sonhos, pois acredita que será difícil gerires os teus estudo e as tuas notas sem que definas aquilo que pretendes atingir – é como andar à deriva e acabarás por perder o rumo e a motivação.

Para quem ainda não sabe o que quer fazer no futuro ou para quem não pensou ainda sobre isso aconselho um exercício rápido e que talvez possa ajudar a definir essas metas e esses objetivos. Começa por pensar: em que é que és realmente bom? O que é que fazes mesmo bem? O que é que gostas mesmo, mesmo de fazer? Melhor ainda: o que é que te imaginas a fazer daqui a 5 ou a 10 anos? O que é que querias estar a fazer nessa altura? É um sonho? E depois? Não é ele que comanda a vida? Tu podes ser o que tu quiseres. Não há ambições demasiado grandes ou sonhos impossíveis... Tu és do tamanho dos teus sonhos e os teus sonhos são do tamanho que tu deixares. 






1 comentário: