sábado, 28 de março de 2015

*


Às portas do final da 1ª semana de férias .... e em jeito de motivação:
Conhecem o génio da lâmpada? Não é o Génio do Aladino que sai da lâmpada mágica. É o verdadeiro génio que inventou a lâmpada: Thomas Edison. E porque falo eu deste inventor ...Porque ele tinha uma forma muito curiosa de olhar para as vezes em que falhava. Quando um jornalista lhe perguntou como se sentia por ter tentado e falhado 700 vezes antes de chegar a uma lâmpada que desse luz, Thomas Edison respondeu: "Eu não falhei nem uma vez. Eu descobri 700 maneiras de uma lâmpada não funcionar. Isso permitiu-me acumular conhecimento e procurar caminhos alternativos. Sem as 700 tentativas não teria havido a 701ª que pôs uma lâmpada a dar luz. "
APRENDER COM OS SEUS ERROS
É a melhor coisa que podemos fazer. Ainda por cima é gratuito. Só quem não tenta é que não erra. Mas depois, melhor do que ficar deprimido ou a carpir mágoas, mais vale aprenderes com esse tiro ao lado e perguntarmo-nos: “o que correu mal desta vez?”
NÃO REPETIR O MESMO ERRO
Errar é humano, repetir o erro é burrice. Claro que há erros sistémicos ou causados por outros. Mas dê por onde der: Não repitam o mesmo erro. Façam outros. Errem diferente. Mas nunca errem igual. Se estás a repetir o mesmo erro é porque não estás a levar a sério a tua própria avaliação.
RESILIÊNCIA
A luta é eterna: paixão versus resiliência. A paixão dá-nos o fogo, a energia de explosão para fazer as coisas. A resiliência oferece aquela força interior que nos faz superar limites. Os mais resistentes, os mais sonhadores, os mais teimosos e com mais fé nas coisas, chegam sempre mais longe... acreditem... eu sei do que falo!!!


2 comentários: