domingo, 16 de agosto de 2015

** dos nossos dias em Monsanto e Penha Garcia



Monsanto situa-se a nordeste das Terras de Idanha, aninhada na encosta de uma elevação escarpada - o cabeço de Monsanto (Mons Sanctus) - que irrompe abruptamente na campina e que, no seu ponto mais elevado, atinge 758 metros. Pelas várias vertentes da encosta e no sopé do monte, existem lugarejos dispersos, atestando a deslocação populacional em direção à planície.

Trata-se de um local muito antigo, onde se regista a presença humana desde o paleolítico. Vestígios arqueológicos dão conta de um castro lusitano e da ocupação romana no denominado campo de S. Lourenço, no sopé do monte. 


Alcandorada num cabeço que se impõe ao olhar na maior parte dos horizontes, a Aldeia Histórica de Portugal de Monsanto detém um encanto singular, para o que contribuem os dois títulos atribuídos no séc. XX – Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938, e o de Aldeia Histórica em 1995. Ícone turístico da região, Monsanto é uma experiência peculiar para quem a visita.









Nesta foto o Galo de Prata que lhe confere o título da Aldeia mais Portuguesa de Portugal










Subir 758m até ao Castelo de Monsanto para assistir ao sol a deitar-se na minha Serra das Estrelas ...




Anoitecer em Monsanto 





Castelo de Monsanto 










Icnofósseis (clicar) - Penha Garcia




Junto à  zona balnear está ainda implementado o Percurso Pedestre “Rota dos Fósseis” (PR3/3KM), que nos transporta por um dos mais mais impressionantes geomonumentos do Geopark Naturtejo e pelo centro desta aldeia, merecendo uma paragem na galeria Frágua Bar.



Penha Garcia 


Foram uns dias espectaculares. Ficou a vontade de voltar, com mais tempo, e aproveitar tudo o que esta zona maravilhosa tem para oferecer. Ficamos alojados na Casa da Tia Piedade local lindo e acolhedor e onde nada nos faltou. É uma casa espectacular, os proprietários são do melhor que podemos encontrar: hospitaleiros, bem-dispostos, incansáveis para nos proporcionar uma excelente estadia. O pequeno-almoço é muito bom (adorei o sumo de laranja, o pão e os queijinhos), o terraço é lindo e tem uma vista fabulosa sobre a Serra da Estrela. Têm tudo muito bem cuidado e é um local mesmo muito acolhedor onde não faltou o Licor de Medronho feito pela D. Graça e umas bolachinhas caseiras a darem as boas vindas. Adorámos conhecê-los e agradecemos-lhe de coração porque são pessoas como eles que servem de cartão de visita ao que de melhor se faz no nosso país: a arte de bem receber e bem acolher.


Casa Tia Piedade







Praia Fluvial do Pego 




Com águas da barragem de Penha Garcia, que conserva na sua represa parte do caudal do rio Pônsul, o açude do Pego foi limitado por alguns muros de pedra.




A ausência de algumas infraestruturas que caracterizam uma praia fluvial é compensada pela excelente qualidade da água e por uma paisagem tão imponente como as rochas que as sustêm.







1 comentário: