quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Talasnal - a mais bonita de todas para mim



Esta é, desde há muito, a Aldeia do Xisto da Serra da Lousã que tem dado mais visibilidade e carisma ao conjunto. Pela sua dimensão mas também pela disposição das suas casas e pelos inúmeros pormenores das recuperações das suas casas. 
A fonte e o tanque trazem a melodia à nossa visita e as casas decoram-se com os ramos das videiras naquela preguiça boa que acompanha os meses de verão.
A pequena rua principal acompanha o declive da encosta e dela derivam quelhas e becos, que criam um ambiente de mistério e nos fazem estar sempre alerta à espera de uma surpresa ao virar de cada esquina.







TI LENA E TI MANEL

"Foram os últimos habitantes primitivos a deixarem a aldeia. Os novos habitantes rendem-lhes homenagem dando o seu nome a um restaurante e espalhando a sua imagem pelas paredes de xisto que sempre os acolheram. São formas de dizer que ficam na aldeia, para sempre".



Foto do Espaço Memórias do Bar o Curral 




Descobrir esta aldeia representa mergulhar no mundo mágico da Serra da Lousã e embrenhar-se numa vegetação luxuriante por onde espreitam veados, corços, javalis e muitas outras espécies. Aqui reina a Natureza, sensível, que pede respeito. Mas que permite inúmeras possibilidades de lazer e de desportos ativos. Aqui sente-se o pulsar da terra e a sua comunhão com os homens quando se avistam ao longe as aldeias. Parecem ter nascido do solo xistoso, naturalmente, como as árvores.




A minha galinha linda feita pelas mãos da doce Filipa, proprietária da "Lojinha da Ti Filipa" que adorámos conhecer. A Filipa tem um orgulho imenso na sua aldeia, na sua loja e nos seus trabalhos... a Filipa é daquelas pessoas que nos faz sonhar acordadas e pensar: e se eu tivesse a coragem de largar tudo e começar de novo, num sítio assim, despojada de tudo o que é vão e supérfluo, longe do reboliço, vivendo na simplicidade dos dias com tudo o que é verdadeiro e bom? 
A Filipa, naquele bocadinho que falámos (não mais que 15 minutos), disse-me mais que algumas pessoas durante horas de conversa. Sorri com olhos e fala da sua aldeia com tal ternura e vaidade que nos entusiasma e convida a querer regressar e a ficar por mais que 1h ou 1 dia... Disse-nos que no seu alojamento as crianças não pagam e que os nossos animais de estimação são bem vindos, porque eles também têm os deles e gostam muito de os ter por perto... a Filipa é proprietária da Casa do Forno (com classificação no Booking de 9,3 e atenção, não tem piscina - sim, porque ter esta classificação com piscina é muito mais fácil) e da Casa Ti Dinis. Casas lindas e cheias de pormenores e com as melhores condições para nos acolher quer seja no verão quer seja no inverno. 

Talasnal ... voltaremos a ver-nos ...breve ... muito brevemente!

Uma aldeia não é feita apenas de ruas, bons acessos ou casas cuidadas... Uma aldeia é feita de pessoas, de "bons dias" e de vida ... Uma vida que não começa connosco mas que continua através de nós ...

1 comentário: