terça-feira, 16 de agosto de 2016

Época de Exames


Durante o mês de Junho a minha atenção voltou-se única e exclusivamente para os meus alunos e a sua época de exames. Foram horas de preparação de material novo, interessante e de nível de exigência adequado às necessidades de cada aluno; Foram dias intensos mas igualmente bem dispostos, foram dias de muito trabalho, de poucas horas de sono, de muita gestão de sentimentos (porque os nervos e o medo e a ansiedade andam à flor-da-pele de todos), de doses maciças de calma e tolerância para que tudo corresse bem e sem dramas de maior - para muitos alunos o futuro decide-se aqui e a nota do exame será crucial e determinante; mas apesar das horas imensas de trabalho houve também momentos de carregados de bom humor e com um ambiente descontraído, houve espaço para me rir com as saídas cómicas dos mais novos e com as aventuras dos mais velhos; daí que apesar das muitas horas de trabalho e esforço eu consiga ser muito mas mesmo muito feliz durante esta época; Gosto verdadeiramente dos meus miúdos; gosto de ensinar; gosto de os ensinar e gosto dos sorrisos com que chegam à minha sala todos os dias, do modo querido como me chamam "minha expli" e da importância que vamos adquirindo na vida uns dos outros. No final do ano custa-me sempre despedir-me deles. Alguns é "apenas" até setembro mas outros será um adeus muito mais definitivo pois vão iniciar uma vida nova que lhes exigirá toda a atenção e os levará para outros lugares. 

O balanço do final do ano foi extremamente positivo; cada um brilhou à sua maneira e à sua dimensão e os que não alcançaram - ainda - o que mais desejavam sabem que, com trabalho, amor e empenho, também lá hão-de chegar.









Sem comentários:

Enviar um comentário