sábado, 17 de setembro de 2016

Sexta-feira 16 de Setembro. 
Os dias vão ficando mais pequenos mas começam muito mais cedo 😓☺️   

Hoje é sexta feira e termina a primeira mini semana de regresso às aulas! 
Por isso, e antes do verdadeiro regresso, aproveitem o fim de semana para um passeio descontraído em família -ainda sem o stress dos testes- para uma última ida à praia para recarregar as baterias dessa energia solar tão boa e que nos faz tanta falta no inverno e para orientar as novas rotinas (as deles e as nossas) como começar a deitar mais cedo para evitar a rabugice matinal, por exemplo! 

Para os meus filhos e para os vossos, para os meus alunos e para todos os outros alunos:

O que desejo aos meus filhos e aos meus alunos neste novo ano? Que se instruam na alegria e na bom humor e sejam verdadeiramente felizes. Acima de tudo sejam mesmo muito felizes. 
Aprendam tudo, sobre muitas coisas, mas aprendam também sobre tolerância, generosidade, respeito e partilha. Sejam justos, solidários, leais e, pelo caminho, tirem o máximo proveito desta oportunidade única que têm de poderem ir à escola e aprender tanta coisa para poderem ser pessoas mais instruídas, informadas e prontas a enfrentar um futuro que é já ali tão, mas tão próximo. 

Aos professores de cada escola? Que não desanimem perante os dias menos felizes que atravessamos, que se lembrem que o que nos trouxe até aqui foi a ideia de que podíamos mudar isto tudo e construir coisas novas! E podemos! Podemos mesmo! Ainda que às vezes as circunstâncias pareçam, e sejam, adversas vocês podem, dentro de cada uma das vossas salas de aula, amar, ensinar, educar, motivar e inspirar incondicional e verdadeiramente! O mundo lá fora pode estar virado do avesso e não facilitar os nossos dias mas ali, na nossa sala, nós podemos mesmo fazer diferente! Podemos cuidar, proteger, criar e ser!! É isso nunca ninguém nos poderá tirar: a capacidade única de Ser, todos os dias, pessoas muito melhores! 

Aos auxiliares de cada escola - todos - desejo aquele voto renovado de confiança, gratidão e orgulho por serem pessoas tão importantes e dedicadas no desenvolvimento, na orientação, no acompanhamento e no crescimento saudável de tantos filhos inclusivamente dos meus!!!

Aos pais, a mim, a todos os pais do mundo, desejo um ano feliz e tranquilo ... Os nossos filhos não são só testes, percentagens, números e escalas ... Eles são feitos de algo mais substancial!
São feitos de emoções, de alegrias e conflitos interiores numa idade em que tudo tem, na vida deles, uma dimensão tão grande! São feitos de dias grandes e partilhados com os amigos, cinema e pipocas, dias de birras e respostas "atravessadas" às nossas mais inocentes perguntas, de silêncios e amuos, de abraços apertados e muitos "amo-te mãe" e são feitos de amor e paciência (a nossa) e de memórias ... Todas as que pudermos construir com eles! Aproveitem este (e todos) os momentos e façam deste regresso às aulas um recomeço sentido de vida

 ❤️




Sem comentários:

Enviar um comentário