quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Madrid


Esperei 30 anos para ver "frente a frente" aquele que para mim é o mais bonito quadro de Picasso: Guernica!

Vou para sempre lembrar-me da emoção que foi vê-lo de perto. Emoção mesmo, assim ao ponto de ficar com a lagrimazita ao canto do olho. Fiquei 1/2h totalmente absorvida naquele momento!! Porque quando o vi, ali à minha frente, com as suas enormes dimensões e detalhes, tive a real noção do impacto que uma obra de arte pode provocar em nós! 
O quadro mede 3,50m de altura por 7,82m de largura. Tão grande, que era possível ver muitos detalhes da pintura, como alguns esboços a lápis feitos por baixo da tinta. Pude ver, com detalhes, o traço e as pinceladas verdadeiras de Picasso. As figuras retratadas, pelas suas grandes dimensões, exprimiam muito mais emoção do que eu podia sequer imaginar e pude entender que a oportunidade de ver uma obra de arte ao vivo nunca por ser substituída por uma reprodução num livro ou por uma cópia daquelas adquiridas numa das muitas gift shops espalhadas por aí 
Acho que pouca gente conseguirá entender o que senti ao vê-lo! Talvez tu pai, se fosses vivo, me entendesses já que foi pelas tuas mãos que pela primeira vez conheci este quadro e toda a sua verdadeira história e significado e tu, António Correia, que me conheces bem e me deixaste sossegada, num momento só meu e em que, apesar das fotos serem totalmente proibidas, conseguiste "enganar" as seguranças e captar o momento para que eu tenha uma recordação deste momento para a posteridade. Obrigada








2 comentários:

  1. Um dia ofereceram-me um poster deste quadro que mandei moldurar e está há muitos anos na minha antiga casa... é uma das coisas bonitas que deixei para tras, mas este quadro é dos mais bonitos de picasso. Concordo contigo. Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Também já vi, há uns bons anos, e é realmente muito bonito e imponente :)

    ResponderEliminar